5,8 mil aposentados e pensionistas podem ter pagamento suspenso | |
15/04/2008 - 9h23m | |
Mais de 5,8 mil aposentados e pensionistas estaduais poderão ter o pagamento de abril suspenso. Eles não realizaram o recadastramento junto ao Sistema Integrado de Recursos Humanos do Estado (SIRH), cujo prazo termina nesta terça-feira (15). Quem não efetuar o procedimento terá o benefício cancelado já na folha deste mês. De acordo com informações da Secretaria Estadual da Administração (Saeb), a convocação faz parte de um processo de auditoria iniciado no ano passado, quando foram detectados 203 casos de funcionários já falecidos que continuavam recebendo remuneração. Em 2007, a ação resultou em uma retenção de R$22 milhões ao erário público. De um total de 68 mil servidores aposentados do estado, cerca de 4,5 mil ainda não atualizaram seus dados, sendo que entre os 18 mil pensionistas lotados na Bahia, aproximadamente 1,3 mil continuam em situação irregular. Segundo a superintendente de previdência da Saeb, Daniela Souza de Moura, muitos servidores acabaram subestimando a importância dessa regularização e estão deixando para comparecer aos postos de atendimento no último dia do prazo. “É preciso deixar claro que quem não se recadastrar terá o pagamento suspenso. É a partir desse trabalho que poderemos ter um maior controle sobre os benefícios hoje pagos pelo governo”, adverte. A lista com os nomes daqueles que ainda não fizeram a atualização cadastral, assim como o formulário de recadastramento, está disponível no site www.portaldoservidor.ba.gov.br. No caso dos pensionistas, o procedimento deve ser efetuado em uma das 16 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), distribuídas na capital e em cidades como Alagoinhas, Feira de Santana, Camaçari, Ilhéus, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Jacobina, Senhor do Bonfim, Barreiras, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. Os pontos do Ceprev (ver tabela) estão em funcionamento nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Para os municípios que não possuem esses centros, a atualização deve ser realizada nas agências do Banco do Brasil. É necessário apresentar carteira de identidade, CPF, último contracheque e comprovante de residência e conta corrente. Quem não puder comparecer pessoalmente, devido à impossibilidade de locomoção ou doença grave, deve encaminhar então um representante legal com os documentos acima relacionados (em cópia autenticada ou em cópia simples acompanhada do original), além de um atestado ou relatório médico. Já os aposentados residentes na capital baiana podem se recadastrar no posto SAC do Shopping Barra ou na sede da Saeb, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), levando o formulário devidamente preenchido. Com relação aos inativos que residem no interior ou em outros estados, a regularização pode ser feita em qualquer agência do Banco do Brasil. Para aquelas realizadas através de procurador, será exigida cópia autenticada da procuração e dos documentos do representante legal. Essa documentação varia de acordo com cada caso e pode ser consultada no Portal da internet. Mais informações pelos telefones 3115-1607 e 3115-3102 (pensionistas) ou 3115-1558 e 3115-3135 (aposentados). Para aqueles que não conseguirem efetuar o recadastramento até hoje, Daniela explica que será possível depois atualizar esses dados a qualquer momento. “Além disso, ele receberá posteriormente todo o benefício acumulado que deixou de ser sacado”, afirma. |
terça-feira, 15 de abril de 2008
pencionistas e aposentados abram os olhos!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
So alegria

Nenhum comentário:
Postar um comentário